top of page

 Estamos em uma missão 

Existimos para dar visibilidade, acolhimento, educação e networking a mulheres empreendedoras que atuam no digital, para que possam permanecer no mercado de trabalho e construir a sua autonomia financeira. Fazemos isso oferecendo acesso a uma comunidade que facilita negócios, por meio de um clube de assinaturas que proporciona benefícios exclusivos.

Por que mulheres?

Mulheres enfrentam vários desafios para se manterem no mercado de trabalho em função de desigualdades estruturais:

  • Mulheres ganham até 20% menos do que os homens no Brasil, ainda que possuam grau de escolaridade mais alto e desempenhem as mesmas funções. (IDados/ IBGE)

  • Mulheres negras ganham 57% menos do que um homem branco e 42% a menos do que as mulheres brancas. (IBGE)

  • Quase metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres (45%), sendo que a maior parte delas são mães. (IPEA)

  • ​45,4% das mães com crianças de até 3 anos estão desempregadas. (IBGE)

  • Mulheres dedicam em média 10,4 horas por semana a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. (IBGE) 

  • 76% das mulheres reconhecem já ter passado por um ou mais episódios de assédio e violência no trabalho. (Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva)

A saída que muitas encontram é investir sua experiência e qualificação para criar um negócio, empreender e trabalhar de forma autônoma, mas a jornada de empreender tem muitos desafios e nem sempre as oportunidades de trabalho são suficientes para satisfazer as suas necessidades e desejos.

E é aí que Mãe Freela+SóJuntas entra, facilitando negócios para mulheres empreendedoras que atuam com serviços digitais.

No que acreditamos

Acreditamos que contribuir para a manutenção das mulheres no mercado de trabalho é importante para que elas possam alcançar a sua independência financeira e ter autonomia para tomar suas decisões.

Acreditamos que um mundo melhor, mais justo e sustentável se faz também com a equidade de gênero no mercado de trabalho.

Acreditamos que fortalecer a autonomia econômica de mulheres também gera impacto positivo para suas famílias e a sociedade de uma forma geral.

Acreditamos que maternidade é potência e com ela nasce uma profissional com mais empatia, sensibilidade para lidar com as pessoas e que gerencia melhor o seu tempo.

Acreditamos em um mundo com equidade, em que as mulheres possam trabalhar no que desejarem, ganhar o seu próprio dinheiro, ter o seu conhecimento valorizado, desenvolver o seu potencial em ambientes livres de assédios e violências, e construir a sua autonomia.

Duas histórias e um objetivo

Camila e Cláudia se uniram para impactar muito mais mulheres.
Aniversario Elena e Maria Julia-77_edited.jpg

Cláudia Pappacena fundou a Mãe Freela em 2021, quando decidiu tornar a sua dificuldade em retornar ao mercado de trabalho após a maternidade em uma oportunidade para melhorar a vida dela e de outras mães. 


Tem 13 anos de experiência em projetos de software, formada em Análise de Sistemas e pós graduada em Design Estratégico. É apaixonada pela sua filha Elena, de 5 anos, e pela sua família. Ama conversar sobre negócios, viajar, bater perna por aí, moda, assistir séries tomando vinho com o seu marido e comer uma bela massa.

Camila+Chico.jpg

Camila Freire criou a SóJuntas em 2020, quando viu a oportunidade de criar uma rede de apoio para conectar mulheres de trajetórias diversas durante a pandemia e também desenvolver negócios que contribuam com o seu desenvolvimento e geração de renda, como mentorias que valorizam o conhecimento e a experiência de cada mulher.

Sua experiência com equidade de gênero já tem duas décadas entre academia, carreira corporativa e empreendedorismo digital. Durante 11 anos atuou em programas corporativos relacionados ao tema, período em que atuou também como liderança nas áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Mãe do Francisco, de 4 anos, sua maior alegria, é doutora em Ciências Sociais e também ama escrever, viajar e design de interiores.

bottom of page